29 de junho, de 2022 | 17:00

MEI tem até esta quinta-feira para entregar declaração anual

Quem se tornou MEI em 2022 terá que entregar a declaração apenas no próximo ano (2023)

Marcello Casal Jr Agência Brasil
 A declaração pode ser preenchida diretamente pelo Portal Simples Nacional ou, se preferir, pelo aplicativo MEI A declaração pode ser preenchida diretamente pelo Portal Simples Nacional ou, se preferir, pelo aplicativo MEI

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para entrega da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), referente ao ano-calendário de 2021.

Em 2022, o prazo de envio foi prorrogado pela Resolução CGSN nº 168, de 20 de abril de 2022 e, por esse motivo, o microempreendedor ganhou um pouco mais de tempo. Em regra, a declaração é realizada até o dia 31 de maio.
Vale lembrar que esta declaração deve ser enviada mesmo que a empresa não tenha tido faturamento durante o ano e que a DASN-SIMEI é diferente da Declaração de Imposto de Renda como pessoa física.

Para fazer o envio o contribuinte conta com duas plataformas, o Portal Simples Nacional (http://www8.receita.fazenda.gov.br/) e o aplicativo MEI, que pode ser baixado nas lojas de aplicativos Google Play e Apple Store.

Caso a declaração seja realizada fora do prazo estabelecido, o microempreendedor ficará sujeito a multa de 2% ao mês de atraso, limitada a 20%, sobre o valor total dos tributos declarados, ou o mínimo de R$50. A penalidade é emitida automaticamente após a transmissão da declaração.

Quem se tornou MEI em 2022 terá que entregar a declaração apenas no próximo ano (2023).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário