12/03/2018 16:50:00

Santana do Paraíso intensifica ações de controle de Zoonoses

A maior preocupação é em relação à Leishmaniose Visceral e esporotricose



Divulgação


A médica veterinária Cibele Assis Neves tem realizado palestras e orientado os moradores sobre as doenças

A Secretaria de Saúde de Santana do Paraíso intensificou o seu programa de controle de diversas endemias em diversos bairros do município. A maior preocupação é em relação à Leishmaniose Visceral e esporotricose. A médica veterinária Cibele Assis Neves tem visitado residências e unidades de Saúde, promovendo palestras e orientações sobre o modo de transmissão, combate ao mosquito transmissor, limpeza do ambiente domiciliar e posse responsável de animal. Agentes Comunitários de Saúde também atuam como multiplicadores de informações sobre controle de zoonoses.

Cibele alerta para a gravidade da Leishmaniose visceral. “Trata-se de uma doença terrível que é transmitida entre alguns animais e pessoas pela picada de um inseto minúsculo que se reproduz em matéria orgânica (lixo, fezes de animais, pomares muito sombreados, galinheiros, entre outros. Portanto a única maneira eficaz de barrar essa transmissão da doença é o combate permanente ao lixo mantendo nossos lotes e quintais limpos”, esclarece a veterinária do município.

A secretaria dispõe de profissionais preparados para em casos confirmados da Leishmaniose Visceral realizar o serviço de borrifação para bloqueio de transmissão da doença, que é feito na residência alvo e vizinhança.
O telefone de contato da Secretaria Municipal de Saúde é o 3251-6759.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário